A amamentação funciona como um método contraceptivo?
- Fernanda Sonnenstrahl
- 15 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set.
Sim, funciona e tem sua margem de segurança quando bem utilizado. Vamos entender… Esse é um método anticoncepcional temporário que consiste no uso da amamentação para evitar a gravidez. Se chama LAM ou método da lactação e amenorréia, que traduzindo seria método da amamentação e falta de menstruação. Isso porque amamentação tem efeito inibidor de hormônios que garantem a nossa fertilidade ou nossa capacidade de ter filhos. E é um método importante de planejamento familiar, pois é acessível à maioria das mulheres e, efetivamente, contribui para o espaçamento entre as gestações. Mas para que esse método tenha eficácia, ou dê certo, é necessário que: 1- A amamentação seja exclusiva ao seio, na hora em que o bebê quiser, durante o dia e durante a noite, sem chás, sucos ou água; 2- A mulher não deve estar menstruando ou apresentando manchas de sangue na calcinha, pois isso indica que voltou a ovular; 3- O bebê deve ter até seis meses de idade, quando o leite materno deixa de ser o único alimento. Bacana né?
Sem essas 3 condições seguidas a risca o método já não é garantido e se faz necessário a associação do LAM com outro método anticoncepcional que não interfira na amamentação, para que o aleitamento e seus benefícios continuem para a mulher e o bebê. Esse método pode se iniciar até antes desses sinais, garantindo o desejo da pessoa de não engravidar novamente ou no mínimo um mais saudável intervalo entre as gestações. Outra coisa importante! As puérperas que não amamentam podem ovular com 25 dias do pós-parto, porém costumam ter sua primeira ovulação em cerca de 6 a 8 semanas após o parto. Ja as que amamentam a ovulação retornará em um momento praticamente imprevisível que em média leva de 6 a 8 meses, mas pode acontecer de ovular antes também. Portanto fique de olho! E eu ja ia me esquecendo! É muito importante o uso da camisinha, seja ela masculina ou feminina, pois é o único método para a prevenção das ISTs!
O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?
☀️ Fernanda Sonnenstrahl
👩⚕️ Enfermeira Obstétrica
🤱 Consultora de Amamentação
💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília :Editora do Ministério da Saúde, 2012.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de
Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. Montenegro, Carlos Antonio Barbosa Rezende obstetrícia / Carlos Antonio Barbosa Montenegro, Jorge de Rezende Filho. - 13. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.




Comentários