Riscos Maternos da Cesárea Eletiva
- Fernanda Sonnenstrahl
 - 10 de mai de 2023
 - 2 min de leitura
 
Atualizado: 15 de set
Sem informações de qualidade, uma boa educação perinatal e preparo, a gestante não tem como fazer uma escolha livre e informada, e fica vendida na hora do parto, sem saber o que é indicação de cesárea, se a intervenção é necessária ou não, e seu parto acaba ficando em risco de virar uma cesárea desnecessária!
Enquanto o trabalho dos profissionais de saúde deveria estar pautado em cuidados humanizados, a medicalização da assistência torna o evento tecnicista e não humanista. Convenientemente a cesárea possui uma duração de 45 minutos a 1 hora, mas é uma cirurgia de médio porte.
A cesárea é importante quando há uma indicação correta, contudo, a cesárea indiscriminada, onde é realizada sem critérios definidos, envolve riscos para a vida das mães e seus bebês.
A cesárea eletiva, sem indicação, como qualquer cirurgia, acarreta riscos imediatos e a longo prazo que podem se estender por anos após o parto e afetar a saúde da mulher, com possíveis repercussões em gerações futuras, dentre eles principalmente as complicações anestésicas, acidentes operatórios e problemas relacionados à transfusão de sangue e infeções.
A cesárea é realizada no centro cirúrgico, um local classificado como uma área crítica e considerado com um potencial risco de infecções hospitalares. Muitos problemas de saúde podem ocorrer em decorrência da cesariana, como por exemplo as infecções após o parto, que também não raro colocam em risco a vida e a saúde da mulher, aumentando de forma considerável a taxa de morte materna no Brasil e no mundo.
Não podemos nos esquecer de que a mulher submetida a essa cirurgia é uma paciente que necessita também de cuidados pós-operatórios. Após o nascimento a mulher deverá permanecer em média umas 6 horas deitada, para evitar dores de cabeça devido a anestesia. Além disso deverá cuidar da ferida operatória.
As cesáreas não são nada práticas e muito menos indolores! A mulher terá que lidar com a dor pós-operatória, inerente à cesariana, e que necessita cuidados para o alívio da dor pós-operatória. Isso significa que ou você irá sentir dor ou precisará de analgésicos no pós.
O parto é natural, saudável, de pronta recuperação e com muito menos riscos a saúde materna! Seu parto é seu momento, seu e de seu bebê! Busque uma assistência que esteja preparada para respeitar esse tempo e que esteja junto com você na sua escolha! Fica de olho! 👀
O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?
☀️ Fernanda Sonnenstrahl
👩⚕️ Enfermeira Obstétrica
🤱 Consultora de Amamentação
💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto
WEIDLE, W.G.; MEDEIROS, C.R.G.; GRAVE, M.T.Q.; BOSCO, S.M.D. Escolha da
via de parto pela mulher: autonomia ou indução? Cad. Saúde Colet., 2014, Rio de Janeiro,
22 (1): 46-53.
ESCOBAL, A.P.L.; MATOS, G.C.; GONÇALVES, K.D.; QUADRO, P.P.; CECAGNO,
S.; SOARES, M.C. Participação da mulher na tomada de decisão no processo de
parturição. Rev enferm UFPE on line., Recife, 12(2):499-509, fev., 2018





Comentários