3 Momentos que você Precisa Ir pra Maternidade!
- Fernanda Sonnenstrahl
- 4 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2025
O nosso corpo, quando inicia o processo de trabalho de parto, depende de inúmeros hormônios. Esses hormônios, como a ocitocina, são muitos sensíveis ao stress e estar fora do nosso ambiente pode ser muito ruim.
Você não precisa internar cedo quando entrar em trabalho de parto, isso é muito prejudicial pro processo! Indo cedo para o hospital corremos o risco de atrapalhar o processo e até parar com as contrações
Também é muito importante nesse momento, do inicio das contrações, que a gestante não se apavore. O medo e os stress geram hormônios que podem intensificar a dor e prolongar o trabalho de parto.
Isso mesmo, o mais importante é encarar com confiança esse momento.
E para encarar com segurança e otimismo é preciso informação, porque muitos aspectos normais e esperados do processo de trabalho de parto podem parecer assustadores ou intimidantes.
E as pessoas em volta de você nesse momento também precisam estar cientes desses detalhes, pois podem te deixar estressada por pouca coisa.
Se liga nesse exemplo: Imagina que você começa a perder seu tampão e ele é daqueles bem sanguinolentos! Sua mãe, sua sogra, ou mais alguém, que nunca viram um parto ou não lembram, podem achar que está acontecendo algo errado pela presença do sangue, quando na verdade está tudo bem!
Ou então você começa a sentir contrações muito leves e as pessoas já acham que você deveria internar imediatamente. Você terá bastante tempo ainda para se organizar e chegar ao local do nascimento, portanto não se desespere com isso também.
E aqui estão 4 momentos em que você deve ir pra Maternidade:
1- Quando sua barriga endurecer de 2 a 3 vezes num intervalo de 10 minutos, durando mais de 30 segundos. O ideal é que isso se repita, permanecendo assim por pelo menos 1 hora. Dessa forma você provavelmente entrou em trabalho de parto ativo.
2- Caso você tenha tido uma perda de líquido pela vagina, ou rompimento das membranas. Nesse caso, mesmo sem contrações, você precisa ir ao hospital para ser avaliada. (já fiz outro post sobre isso mais detalhadamente!)
3 - No caso de sair sangue, de cor viva, que pinga ou escorre pelas pernas é importante a avaliação na maternidade ou hospital imediatamente! Mas não se apavore, pode não ser nada ou só o bebê muito perto de nascer.
No caso do tampão mucoso, ele pode sair durante dias e isso não significa que você está em trabalho de parto… Para isso são necessárias as contrações regulares como no 1º tópico.
O tampão pode sair de varias cores, desde transparente a branco meio amarelado, ou com um pouco de sangue ou mais sanguinolento.
O ideal é ter uma profissional experiente que esteja te acompanhando em casa ainda e que possa, junto com você, estabelecer o melhor momento para realizar essa transferência. E lembre-se, na hora não se desespere, vai dar tudo certo!
O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?
☀️ Fernanda Sonnenstrahl
👩⚕️ Enfermeira Obstétrica
🤱 Consultora de Amamentação
💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto Referências: Montenegro, Carlos Antonio Barbosa Rezende obstetrícia / Carlos Antonio Barbosa Montenegro, Jorge de Rezende Filho. - 13. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília :Editora do Ministério da Saúde, 2012.





Comentários