Você conhece o trabalho da Doula?
- Fernanda Sonnenstrahl
- 24 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2025
Antigamente essa profissão era uma tarefa exercida por mulheres próximas das parturientes, ou seja, mãe, avós, tias, primas, amigas e comadres eram quem auxiliavam no trabalho de parto. A própria palavra Doula é de origem grega e significa “a mulher que serve” e isso já diz tudo!
A Doula não substitui os profissionais da área de saúde que vão prestar atendimento a parturiente. Mas ela é uma parte essencial da equipe multidisciplinar.
Ao longo do pré-natal a Doula explica sobre a fisiologia e tudo o que vai acontecer com o seu corpo ao longo dessa jornada e também sobre todas as intervenções médicas e suas necessidades. Doulas orientam, informam, acolhem e apoiam as escolhas das mulheres!
Dessa forma a Doula contribui para o empoderamento da mulher que agora tem informações que vão lhe dar maior consciência e certeza de todas as vantagens e desvantagens de suas escolhas, além do apoio.
E quando o trabalho de parto se inicia a Doula pode cuidar da mulher prestando suporte físico e emocional contínuo, além de fornecer auxilio para dor de forma não farmacológica com massagens, exercícios com a bola suíça, Rebozo, dentre outros.
Podem ajudar a gestante a caminhar e a buscar posições mais confortáveis, lembrando sempre que o papel da Doula é manter-se presente e disponível para essa mulher o tempo todo. Isso significa também fazer uma comida para ela, enxugá-la quando sair do chuveiro, enfim, resolver qualquer necessidade que ela possa ter. Seguem ao longo do trabalho de parto e parto com o apoio emocional e físico, mantendo o ambiente favorável para o parto, trazendo segurança, pois a mulher precisa se desligar do mundo para que seu bebê nasça. A Doula comprovadamente traz benefícios clinicamente significativos para as mulheres e crianças. No caso da necessidade de uma cesárea de emergência intra-parto a Doula deve estar presente na sala de cirurgia, tranquilizando a mulher, zelando pelo ambiente e de olho nas necessidades e desejos da mulher em relação a recepção do bebê e ao pós-parto imediato. A Doula vai zelar pelo primeiro contato da mãe com o bebê, respeitando e favorecendo esse momento único; Nesse momento a Doula pode ajudar na primeira amamentação; tirando fotos da mãe com o bebê e com o/a parceiro/a; trazendo algo para ela comer. As Doulas de pós-parto seguem nos dias seguintes auxiliando a nova mãe. As Doulas são apoiadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde de vários países incluindo o Brasil, que reconhecem a enorme contribuição do apoio contínuo durante o trabalho de parto. Aqui no Estado do Rio de Janeiro é lei a presença da Doula (Lei nº 7314 de 15 de junho 2016), assim como na cidade do Rio (Lei nº 6.305, de 26 de dezembro de 2017), São Gonçalo (Lei n° 0135/2018) e Niterói (Lei nº 3.519, de 6 de julho de 2020).
O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?
☀️ Fernanda Sonnenstrahl
👩⚕️ Enfermeira Obstétrica
🤱 Consultora de Amamentação
💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto
Referências: Continuous support for women during childbirth (Review) Bohren MA, Hofmeyr GJ, Sakala C, Fukuzawa RK, Cuthbert A Cochrane Database Syst Rev. 2017 Jul 6;7(7):CD003766. doi: 10.1002/14651858.CD003766.pub6. Código de ética ADoulasRJ aprovado na AGO 11-02-2017 registrada em 20-09-2017.





Comentários