top of page

Como não cair no Conto da Cesárea

Atualizado: 15 de set.

Algumas dicas pra ninguém te enganar no pré-natal!


Antes de buscar seu médico obstetra, procure por outras pacientes e, se puder, seus relatos de parto. Outra fonte ótima é o próprio Instagram do profissional. Tem mais cesárea? Os partos são em posição ginecológica? Qual sua opinião pública em relação as intervenções? Se por acaso você já iniciou o pré-natal, na sala de espera, pergunte as outras pacientes como foi a experiência do parto. Caso tenha sido cesárea e puder ter abertura, pergunte o motivo!

Para seu médico pergunte sobre o parto: se ele disser que você não precisa se preocupar e que ainda tem muito tempo pra decidir sobre isso, pense bem! 9 meses é um curto tempo para se preparar para o parto, para se descobrir todas as possibilidades dessa experiência! Cuidado também com frases como “se estiver tudo bem até lá, faço parto normal sim”. Infelizmente alguns profissionais não são honestos e precisamos perceber de outras formas se ele está realmente preparado para atender o seu parto! Faça algumas perguntas para perceber se não está sendo induzida a uma cesariana:


Leve sua lista de perguntas na consulta e questione sobre: Até quantas semanas ele espera? Qual a conduta se tiver circular de cordão? Se ele usa ocitocina? Qual a opinião dele sobre episiotomia? que é o corte no perineo ou sobre o Kristeller? quando empurram a barriga da mulher supostamente pro bebe nascer. E também sobre o que ele indica como cesárea? Vou botar um link aqui pra você saber as reais indicações de cesariana: http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/indicacoes-reais-e-ficticias-de.html As respostas para essas perguntas dirão muito sobre o tipo de assistência desse profissional. Algumas dessas intervenções são muito prejudiciais, como não deixar o bebe nascer no tempo dele, que pode gerar até uma prematuridade e toda intervenção no parto precisa ter uma indicação e evidências que respaldem o seu uso, incluindo a cesárea.


Alguns médicos até respondem que fazem o parto normal, mas estão atualizados nas boas e melhores práticas, respaldadas nas evidencias cientificas? Não podemos continuar tendo o parto que nossas avós infelizmente tiveram! Portanto, fique de olho! Para favorecer essa escolha você tem o direito de pedir os índices de parto do seu médico para à operadora do seu plano de saúde! E eles tem obrigação de informar sobre as taxas de cesárea e parto normal dos médicos em um prazo de 15 dias, disponibilizando um documento que te mostra os percentuais relativos ao último ano. Essas informações são sobre o total de partos normais ou cesáreas efetuados em rede própria, cooperada, credenciada, referenciada ou por reembolso. Isso devido a resolução normativa 368 que garante o direito de acesso a essas informação pelas beneficiárias. Vou deixar o link aqui: http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=Mjg5Mg== Isso é ótimo pra não perder tempo, pois antes de agendar com o médico, você já tem em mãos as taxas em questão. No site da ANS também é possível verificar os índices taxas de partos cesáreos por operadora de plano de saúde. Link: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/taxas-de-partos-cesareos-por-operadora-de-plano-de-saude?fbclid=IwAR3eU6hmFa0ijR6-2r534_WzP5qD2wVnivOJ0kysLGuHIjZ- Essas informações também te ajudam na hora de pedir o reembolso para consultas e parto no particular! Entre em contato com seu plano de saúde pelos canais de atendimento deles!


O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?



☀️ Fernanda Sonnenstrahl

👩‍⚕️ Enfermeira Obstétrica

🤱 Consultora de Amamentação

💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto



ree


Comentários


bottom of page