Amamentar na 1ª Hora de Vida
- Fernanda Sonnenstrahl
- 24 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set.
Uma intervenção gratuita que pode fazer toda a diferença no sucesso total da sua amamentação!
O bebê, durante a hora dourada, assim que ele nasce e quando ele é a termo e está tudo bem, deve ficar no colo da mãe e ser amamentado na primeira hora de vida!
O bebê só deveria ser separado da mãe em caso de precisar de alguma ajuda para se adaptar.
Isso não significa pesar, medir, vestir ou dar as vacinas, nada disso deve ser realizado nessa primeira hora de vida, pois nada disso é de fato essencial nesse momento.
Nesses primeiros momentos de vida é um período de alerta e do “comportamento pré-alimentar”, onde ele já apresenta o reflexo de busca e de sugar e é uma ótima oportunidade que ele possa mamar na primeira hora de vida estabelecendo uma pega correta desde o primeiro instante e sem necessitar de muita ajuda.
Mas por que amamentar na primeira hora de vida é tão essencial?
1- Está relacionado ao aleitamento materno exclusivo por mais tempo;
2- Garante uma duração total maior da amamentação;
3- O RN vai receber o quanto antes o colostro, também conhecido como a “primeira vacina” pois apresenta fatores que fornecem proteção imediata e no longo prazo contra infecções;
4- Aumenta a produção de ocitocina da mãe colaborando com a saída da placenta e diminuindo as chances de hemorragia pós-parto.
5- Está associado a tantos outros resultados positivos de longo prazo, que eu poderia ficar aqui até o infinito…
Como garantir esse cuidado no primeiro momento? Você conhece o título de Hospital Amigo da Criança? Será que a sua maternidade tem??
Para que uma maternidade tenha esse título ela precisa, dentre outras coisas, atender os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, um sumário das orientações para maternidades apresentado pela Declaração Conjunta da OMS/Unicef, que são os critérios globais mínimos para atender à condição de Hospital Amigo da Criança.
Não por um acaso o 4º passo é justamente: ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.
Essa é uma informação super importante para seu plano de parto! E não se esqueça de combinar com a equipe antes do dia do parto.
Quando estou acompanhando uma mulher, eu sempre busco garantir esse momento e ja presenciei as mais lindas horas douradas dessa vida!!!
O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?
☀️ Fernanda Sonnenstrahl
👩⚕️ Enfermeira Obstétrica
🤱 Consultora de Amamentação
💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Além da Sobrevivência: Práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2011. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.





Comentários