top of page

Colonização por Bactérias

Atualizado: 15 de set.

Após o nascimento, inicia-se no recém-nascido a colonização por microrganismos. Isso mesmo, somos um só corpo com trilhões de bactérias do bem! No intestino grosso, onde vive a maior parte do nosso microbioma, existam 39 trilhões de células bacterianas, pertencentes a aproximadamente 300 a 400 espécies microbianas diferentes que desenvolvem funções importantes no local que colonizam.


Quando nasce o bebê está totalmente livre dessa microbiota e é fundamental para ele que seja colonizado pelos microorganismos que desenvolvem as três grandes funções das bactérias.

Mas a depender de como ele for recebido nesse mundo, ele será colonizado seja pelo contato com a microbiota materna, dos profissionais de saúde ou a partir da exposição ao local. A colonização digestiva no recém-nascido é um período muito crítico, pois a chegada de um microorganismo potencialmente prejudicial a saúde no organismo ainda incompleto e imaturo pode ser extremamente prejudicial.


Além disso evidências sugerem que uma colonização anormal leva (talvez de maneira irreversível) a uma microbiota menos eficiente.

Mas afinal para quê as bactérias são úteis? Três grandes funções podem ser citadas:


1- A resistência à colonização: é a capacidade de impedir ou reduzir a multiplicação de microorganismos de fora do nosso corpo e que muitas das vezes são prejudiciais a nossa saúde.


2- A imunomodulação: de alguma forma as bactérias permitem que nossas resposta de defesa imunológica sejam mais rápidas e também mais adequadas na sua intensidade;


3- A contribuição nutricional: sim! As bactérias oferecem diversas fontes energéticas e de vitaminas, além de participarem da regulação da digestão da gente! Uma colonização correta é fundamental para o estabelecimento de um ecossistema microbiano digestivo com funções potentes. Sim, a mãe tem que pensar até nas bactérias da criança! E é ela mesma a primeira fonte desses microorganismos! Durante o parto, quando o recém-nascido entra em contato as bactérias da vagina e do cocô da mãe, que carregam a microbiota do intestino materno, ou durante o contato pele a pele, com o ecossistema cutâneo, e na amamentação.


O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?



☀️ Fernanda Sonnenstrahl

👩‍⚕️ Enfermeira Obstétrica

🤱 Consultora de Amamentação

💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto Referências: http://www.crfpr.org.br/noticia/visualizar/id/6622

ree

Comentários


bottom of page