top of page

Custos do Aleitamento

Atualizado: 15 de set.

Aleitamento X Fórmula - Qual o impacto financeiro?


Qual o impacto financeiro que o uso da fórmula pode ter nas contas da nossa casa? Os gastos com leite artificial podem ser elevados! E não amamentar pode significar sacrifícios para uma família com pouca renda. Nos custos diretos temos a compra de leite artificial, que nos primeiros seis meses de vida do bebê possui um gasto mensal que varia de 38% a 133% do salário-mínimo, no Brasil.


Esse valor só com o leite! E vai variar dependendo da marca da fórmula infantil escolhida. Não vamos esquecer dos custos com mamadeiras, bicos e gás de cozinha, ou eletricidade, a depender do que você use para aquecer o leite artificial.


Além disso devemos levar em consideração os custos indiretos como eventuais gastos decorrentes de doenças, que são mais comuns em crianças não amamentadas. Aqui tem um gasto emocional também! São tratamentos de doenças como a diarreia, doenças respiratórias e alergias, que acometem com maior frequência as crianças que não são amamentadas de forma exclusiva.


Dessa forma, o aleitamento promove benefícios econômicos, além de ser um alimento natural e renovável, que possui sustentabilidade ambiental, produzido e entregue diretamente ao lactente sem causar poluição, sem embalagens desnecessárias nem desperdícios.


Está com dificuldades de amamentar? Eu posso te ajudar!


O apoio de uma profissional experiente que esta junto com você em busca da conquista dos seus desejos, traz tranquilidade e segurança ao processo para que ele possa ser vivido intensamente. Vamos juntas?



☀️ Fernanda Sonnenstrahl

👩‍⚕️ Enfermeira Obstétrica

🤱 Consultora de Amamentação

💥 Laserterapia e Tape de Pós-parto


Referencias: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.



ree

Comentários


bottom of page